quarta-feira, 15 de julho de 2020

As gavetas do tempo



As gavetas do tempo


Ao longo dos anos fui adquirindo conhecimento em várias áreas. Sempre gostei de aprender coisas novas, fazer cursos, ler e fazer o que se chama hoje em dia de "DIY", ou seja, "Do It Yourself" (Faça você mesmo). Hoje em dia há milhares de tutoriais DIY na internet, vídeos e sites que ensinam a se fazer quase tudo. Antigamente (olha a velhinha falando) comprávamos revistas, frequentávamos cursos presenciais. 

Aprendi a fazer muitas coisas na adolescência: pintura em tecido, em tela, em cerâmica, crochê (eu era péssima!), bordado em ponto-cruz, corte e costura, já fiz cursinhos de idiomas (inglês, espanhol, francês) e até de datilografia (para os novinhos que não conhecem, é como digitação, mas em uma máquina de escrever). 

Muitos desses conhecimentos foram se esvaindo com o tempo. Fui esquecendo. Algumas coisas eu pratiquei, outras não. Cada curso, cada aprendizado, é uma gavetinha do conhecimento. Algumas gavetas eu abro de vez em quando e uso o conhecimento guardado. Outras gavetas estão fechadas há muitos anos, mas é importante que elas existam. 

Quando abro uma dessas gavetas, às vezes encontro apenas cinzas. Outras vezes, o meu tesouro guardado está quase intacto. Um pouco empoeirado, mas intacto. Para os mais jovens, digo que encham as suas gavetas. Coloquem nelas seus aprendizados, suas experiências. Eu continuo enchendo gavetas. Às vezes nem sei bem o porquê ou para quê. Mas continuo enchendo. 

Professora Luciana


Nenhum comentário:

Postar um comentário