domingo, 29 de maio de 2016

Jabuticaba



Jabuticaba


          Uma lembrança que tenho da infância é dos "tios" que vendiam jabuticaba em carrinhos de mão e a medida era a "lata". Naquele tempo, o óleo de soja era vendido em latas como as de ervilha, só que maiores. Essa lata era usada como medida pelos vendedores de jabuticaba.

          Sempre gostei de jabuticaba, de trincar a casca com o dente e sentir a polpa doce estourar na boca. Na época da jabuticaba, era aquela festa! Minha mãe comprava dos "tios" que passavam vendendo na rua em seus carrinhos de mão ou então ela ganhava de alguma vizinha. Eu comia tanto que me falavam que ia prender o intestino. A solução para isso era comer algumas cascas junto com a fruta.

          Apesar de ser fã dessa frutinha tão brasileira, eu nunca tinha visto uma jabuticabeira. Sequer tinha parado para pensar como seria essa árvore. Aos 29 anos, vi pela primeira vez na vida um pé de jabuticaba. Fiquei encantada, é a coisa mais linda! Jamais imaginei que fosse assim. As frutas ficam todas grudadas no tronco e nos galhos, como se fossem coladas na madeira.

          A jabuticabeira estava cheinha de frutas e eu as colhi diretamente do pé. Fui destacando as bolinhas e comendo ali mesmo. Aquelas jabuticabas foram as melhores que já comi na vida. O gosto da fruta colhida na hora, sem lavar, sem hipoclorito, sem frescura, tinha um sabor de vida. Demorei quase 30 anos para comer jabuticaba do pé, mas posso dizer: valeu a pena!

Profª Luciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário